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quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Bancada Baiana vai ao TCU em busca de informações sobre o metrô de Salvador


Uma obra que se arrasta por mais de vinte anos e não consegue concluir a primeira etapa. É esta a atual situação do Metrô de Salvador que ainda luta para ver pronto o Tramo I que ligará a Lapa a Acesso Norte com um percurso de 6km. Preocupada com a continuidade e com a conclusão da obra, a coordenadora da Bancada Baiana no Congresso Nacional, Deputada Federal Lídice da Mata solicitou audiência ao Ministro Ubiratan Aguiar, presidente do TCU para esclarecer as dúvidas sobre o andamento da obra.


Além de Lídice, participaram da reunião os deputados federais, Jorge Cury, Zezéu Ribeiro, Luiz Carreira, Emiliano José, Mario Negromonte e Maurício Trindade e o Senador João Durval. Também participaram do encontro o Presidente da CBTU, Elionaldo Magalhães e o Ministro das Cidades, Márcio Fortes.


Lídice explicou ao presidente do TCU as principais dúvidas dos parlamentares e disse que gostaria de encontrar uma solução que permitisse a entrega do Metrô ao povo de Salvador que espera há muito tempo.


Ubiratan Aguiar explicou que o TCU não é adversário das obras, mas que age para proteger o Tesouro Nacional e para ver a obra realizada respeitando a lei. Em seguida passou a palavra ao Ministro das Cidades, Márcio Fortes que lembrou que o metrô de Salvador faz parte do plano de mobilidade urbana da cidade para a Copa de 2014 e destacou a importância do novo meio de transporte para o povo da capital baiana.


O auditor responsável pela fiscalização do Metrô de Salvador é Augusto Sherman e foi ele mesmo quem esclareceu as dúvidas dos parlamentares. Sherman esclareceu ainda que em momento algum o TCU sugeriu a paralisação das obras, nem mesmo a redução do ritmo de execução. O que aconteceu, segundo o auditor, foi resultado da fiscalização em que a demora na entrega da documentação por parte da prefeitura prejudicou o andamento do processo. Para garantir que o dinheiro retornasse aos cofres públicos caso ficasse comprovado o superfaturamento, o TCU propôs ao consórcio executor da obra a retenção dos valores ou a apresentação de garantias bancárias. O próprio consórcio é que optou pela retenção.


O auditor informou aos parlamentares, detalhadamente, todo o andamento da fiscalização da obra e disse que o TCU estaria à disposição para participar de novas reuniões para encontrar soluções para os problemas enfrentados pelo metrô de Salvador.


A coordenadora da Bancada, Lídice da Mata disse que o pior que poderia acontecer à obra é permanecer no estagio atual e o soteropolitano sem poder usufruir do meio de transporte. Na reunião ficou decidida a realização de novo encontro em Salvador “com a presença do Ministro das Cidades, do TCU e dos representantes da CTS poderemos aprofundar nossa discussão e nosso esforço conjunto para que o Metrô de Salvador passe a atender o povo de nossa capital” concluiu Lídice.

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