O município de Uruçuca está situado próximo às duas mais importantes cidades do Sul da Bahia(Itabuna e Ilheus), onde se dispõe de um Porto e um Aeroporto, detém uma das maiores biodiversidades do planeta(Serra do Conduru) , um vasto território rural, um polo turístico capaz causar inveja em muitas cidades turísticas da Europa(Serra Grande), uma das melhores Escolas Agrotécnicas do Brasil e futuramente Instituto Federal de Educação(EMARC) e dispõe de um dos melhores solos do Brasil, que se for trabalhado corretamente, é possível cultivar diversas culturas.
Com tantos recursos a seu favor, o município está mergulhado numa crise terrível, devido a falta de alternativas na agricultura davastada pela Vassoura-de-bruxa. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico não está tendo a capacidade de potencializar as qualidades de Uruçuca em detrimento da geração de emprego e renda. O homem do campo não produz e o comércio não vende. O desemprgo impera e daí, implanta-se a indústria do crime.
O Programa de Aquisição de Alimentos(PAA), do governo federal é um meio eficaz de tentar reduzir o desemprego na cidade e fortalecer a agricultura familiar, organizando associações de produtores rurais.
Diante de tudo isso, é fácil perceber que Uruçuca tem jeito. Basta que o gestor público municipal tenha atitude e coragem para dá resolutividade às demandas necessárias, em vez de ficar se lamentando, choramingando, dizendo que a arrecadação caiu. Afinal, a função do prefeito é administrar os problemas e encontrar soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário