Falou e disse, chega de privilegiar o eixo Rio-São Paulo.
O governador da Bahia, Jaques Wagner, assumiu hoje, publicamente que é favor de que a riqueza produzida extração de petróleo e gás natural da camada do pré-sal seja distribuída com todos os estados brasileiros e não apenas Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.
Para o governador, a descoberta dos recursos significa “um tempo novo” para o país, “o acesso a uma riqueza que ainda não está totalmente dimensionada, e é hora de uma visão mais igualitária e mais social da divisão do patrimônio”.
Wagner disse reconhecer o “direito legítimo” dos três estados de pleitear os royalties, mas que também é legítimo que o conjunto do país queira participar da distribuição da riqueza.
Um dos quatro projetos dos projetos do governo federal dentro do marco regulatório cria o chamado Fundo Social, que receberá parte do lucro da extração destinando-o prioritariamente para as áreas de educação, ciência, tecnologia, cultura e meio ambiente em todo o país.
Mas os demais governadores, sobretudo os do Nordeste, não aceitam que os três estados tenham um benefício extra com a exploração da camada.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
PRÉ-SAL: GOVERNADOR JAQUES WAGNER QUER RIQUEZA DISTRIBUÍDA COM TODOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário