;

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DEPUTADOS DIZEM SIM AO PORTO SUL

Enquanto na câmara dos deputados a plenária disse sim ao porto sul ambientalistas e pessoas ligadas ao desenvolvimento sustentável acusa o governo da Bahia de querer criar "Cubatão" na Bahia em pleno século XXI.
A questão do Porto Sul ainda deve movimentar o cenário político Brasileiro ao longo desse ano, hoje na câmara vimos a união de todos os deputados baianos em pró do Complexo foram vário comentários e explanações a favor do investimento do governo federal na região.
Por outro lado o PV e o PSOL criticaram o projeto e disseram não na votação.
A crítica com mais forte vem do colunista do Portal Terra Magazine Fabio Feldmann de São Paulo, segundo ele a ferrovia desperdiçaria potencial ecoturismo em Ilhéus.
No caso da Bahia, ao invés de se pensar em investimentos públicos de retorno duvidoso para a sociedade, viabilizando basicamente a exportação de ferro, que diga-se de passagem poderia utilizar outras instalações portuárias naquele estado, o governo federal poderia tornar aquela região a Costa Rica brasileira, ou seja, criar um ambiente de negócios sustentáveis em termos de turismo e outras atividades empregadoras de mão-de-obra local e mesmo geradoras de renda, assegurando a médio prazo a sustentabilidade ecológica da região.
Nesse particular, mais uma vez insisto na importância de se preservar para as futuras gerações parte expressiva da vida no planeta, que estará sob intensa ameaça por atividades econômicas pouco sustentáveis.
Como compreender um projeto para a Bahia e seu litoral sul que potencialmente dilapida esse patrimônio ambiental e cultural? Em que século as lideranças governamentais da Bahia se colocam?
Ainda que exista um longo processo pela frente em termos de avaliação ambiental por parte dos órgãos ambientais envolvidos, a questão principal continua sendo como implantar "Cubatão" na Bahia em pleno século XXI.
Fonte: Terra Magazine Adaptações AMALADIRETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário