;

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Site amplia proposta de informatização da educação pública

Os professores da rede estadual de educação contam agora com uma nova ferramenta para otimização do uso dos monitores educacionais em sala de aula. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) montou um site específico para, além de ensinar a usar o equipamento, disponibilizar conteúdos em formatos digitais de som, imagem e vídeo e também oferecer links para endereços eletrônicos com conteúdos educativos. O endereço eletrônico é www.sec.ba.gov.br/monitoreducacional.
A proposta da Secretaria é que o espaço virtual funcione como um instrumento de intercâmbio das boas experiências que vêm sendo realizadas nas salas de aulas, de todo o estado, com o uso dos monitores educacionais. Professores das 1.584 escolas da rede podem trocar experiências e mostrar ações inovadoras que vêm trazendo bons resultados, além de disponibilizarem os materiais em rede para que todos tenham acesso.
O site representa o primeiro passo de uma política mais ampla da Secretaria para fortalecer o uso da informática na educação. “O site é a primeira versão do ambiente web educacional da SEC e surge para atender não só ao monitor educacional, mas para informatizar o trabalho pedagógico das escolas”, explica o coordenador do Grupo de Trabalho de Conteúdos Digitais da SEC, Alfredo da Matta.
Para acesso completo aos cursos é preciso se cadastrar como usuário do site no próprio endereço eletrônico. No ar desde o início do mês, o site tem tido uma procura acima das expectativas da Secretaria. “Não esperávamos que, em tão pouco tempo, teríamos toda essa procura e interação”, avaliou Alfredo da Matta, ressaltando que a alimentação dos conteúdos será constante e que isso poderá ser fortalecido quando os próprios professores estiverem disponibilizando materiais.
A SEC investiu R$ 38 milhões na aquisição de 22 mil monitores educacionais para equipar cada uma das 18 mil salas de aula, além das bibliotecas e sala de professores. Considerado uma ferramenta inovadora, o monitor educacional possibilitará a realização de diversas modalidades de apresentação utilizando mídias diferenciadas, a exemplo de áudio, vídeo e imagens, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes.
Para que possam explorar todas as potencialidades do equipamento, os professores da rede estão sendo capacitados para manuseá-lo. A formação é realizada bimensalmente e tem carga horária de 40 horas, sendo 8 horas na modalidade presencial e 32 horas à distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário