O Secretário de Planejamento, Walter Pinheiro, se reuniu ontem, dia 13 , com os deputados da bancada federal na Câmara dos Deputados, em Brasília, para tentar unir as prioridades do Governo do Estado e as dos parlamentares na apresentação de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO – 2010). A lei é a última lei a ser votada para garantir o recesso de julho, ou o fim da primeira parte da seção legislativa deste ano. O deputado Wellington Roberto (PR-PB) relator da LDO prestigiou o encontro.
O Secretário Walter Pinheiro conseguiu reunir um grupo expressivo de deputados federais baianos de todos os partidos. Pinheiro destacou que é necessário destinar emendas para 16 obras e ações de infraestrutura, principalmente, portos, estradas, aeroportos, barragens, e adutoras. O prazo de emendas termina no próximo dia 22 de maio.
Pinheiro destacou a implantação do Porto Sul em Ilhéus, do Aeroporto de Ilhéus, da construção de adutoras no Aqüífero de Tucano, além da barragem de Pedra Branca, em Itaguaçu, e da adutora do São Francisco a Mirorós. A construção e recuperação das estradas baianas toma uma boa parte das prioridades do governo baiano para 2010.
Segundo Pinheiro, as estradas são necessárias para interligar o estado a um sistema integrado de transporte como o metrô, a Ferrovia da Integração Oeste-leste, e o Porto Sul a ser construído em Ilhéus. “É preciso criar um ambiente de interligação entre as estradas em todo o estado”, explicou. Ele disse que a Ferrovia da Integração Oeste-Leste dará ao Oeste da Bahia a possibilidade de escoar a produção de grãos e minérios.
Fonte: Jornal Bahia Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário