;

terça-feira, 5 de maio de 2009

Igualdade Racial incentivada em Itabuna

Propor a criação do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e elaborar o Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade em Itabuna. Estes foram os objetivos principais que motivaram a realização da I Conferência Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, no município. Realizado no Centro de Cultura Adonias Filho, o evento contou com a participação de representantes de diversos movimentos sociais, Organizações Não Governamentais (ONGs), líderes de religiões de matriz africana e militantes que atuam na defesa da população afrodescendente.
Ao declarar aberta a Conferência, o secretário de Assistência Social, José Antônio Formigli Rebouças, agradeceu aos participantes que atenderam a convocação feita pelo prefeito Capitão Azevedo para construir políticas de promoção da igualdade. O secretário também ressaltou a importância do momento para todos que lutam por uma sociedade mais justa, igualitária e digna para todos. A abertura oficial foi antecedida pela leitura e aprovação em assembleia do Regimento Geral da Conferência.

O chefe de Gabinete, Ivann Krebs Montenegro, que também representou o prefeito na solenidade, enfatizou os diversos aspectos que tem marcado a vida da população brasileira, principalmente os decentes de africanos, os indígenas e todos os que ao longo da história tiveram seus direitos básicos relegados. No caso dos afrodescendentes, ele lembrou que hoje representam quase 50% da população brasileira e que ainda são obrigados a conviver com a intolerância religiosa, a discriminação e desigualdade.

“Esperamos que esta Conferência possa contribuir na eliminação de todo e qualquer pré-conceito existente em nosso meio, promovendo a dignidade de todo o ser humano”, frisou Ivann Montenegro. Ele também destacou que a realização da I Compir atende uma política estabelecida pelos governos federal e estadual.

Representando a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi), Agnaldo Neiva, afirmou que a I Compir de Itabuna é tida como uma das mais importantes do interior do Estado por conta da expectativa em torno das discussões, considerando a mobilização e a luta histórica dos movimentos sociais em torno da questão. Ele também elogiou a iniciativa do município de criar o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade. “Isto representa um avanço na construção e implementação das políticas públicas para a promoção da igualdade”, frisou Agnaldo.

O representante da Sepromi disse ainda que a Conferência também é uma oportunidade de analisar e repactuar os princípios e diretrizes aprovadas na I Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e avaliar à prática do Plano Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Também prestigiou a abertura da Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, o secretário de Educação, Gustavo Lisboa; o secretário de Esporte e Recreação, Alcântara Pelegrini; o diretor geral da FTC Itabuna, Cristiano Lobo; a presidente da Associação Itabunense do Culto Afro, Desdemona Dantas; e representantes de diversas outras instituições.

Uma apresentação do Grupo Encantarte abriu a programação matutina. A conferência magna “Promoção da Igualdade Racial com Enfoque em Cidadania” foi proferida pelo promotor de justiça Clodoaldo Silva da Anunciação. Outras sete conferências fizeram parte do evento, onde atuaram como facilitadores: Áurea Oliveira, professor Ruy Póvoas, Gustavo Chehab, Davi Pedreira, Helvécio Argollo, Sânzio Peixoto, Paulo Alves de Oliveira, os professores Rita de Cássia Lima, Lino Arnulfo Cintra e Núbia Aparecido Colho, o secretário municipal de Saúde, Antonio Vieira, e Emília Maria Menezes.
Jornal Bahia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário