Índios da tribo Pataxó Hã hã hãe estiveram presentes nesta terça-feira (11/05) na Assembleia Legislativa para convidar o músico e compositor Carlinhos Brown para ingressar na luta indígena em favor da devolução de terras no Sul do Estado. A reunião foi coordenada pelo membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, o deputado estadual Yulo Oiticica (PT). Estiveram presentes lideranças indígenas e membros de movimentos sociais.
Segundo Yulo, os Pataxós Hã Hã Hãe juntamente com lideranças políticas, artísticas e sociais estão articulando um grande ato em defesa das terras indígenas em frente a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia do julgamento previsto para o final de maio. “Temos que mobilizar a sociedade para fazer parte dessa luta que já dura 26 anos. A tribo foi expulsa da sua própria terra e consequentemente perderam o direito de viver e plantar”. E completou “os índios não desistiram de lutar pelo seus direitos e pagaram caro por isso. Infelizmente mais de 20 índios já foram assassinados por causa da luta pela reintegração de posse. Isso é um descaso aos direitos humanos”, afirmou.
Carlinhos Brown se comprometeu em divulgar e apoiar a luta da tribo Pataxó Hã Hã Hãe e ressaltou a importância do papel dos índios na cultura brasileira. “Ou a gente conhece a base do nosso povo ou todo nós vamos nos perder cada vez mais como identidade nacional. Os índios têm tanta coisa para nos ensinar e nós não respeitamos e nem valorizamos. E é por isso que eu estou na luta”, garantiu Brown que no final da reunião presenteado pelos índios com um cocar e um colar simbolizando o compromisso com a causa. “o nosso pedido é que você abrace a nossa causa, abrace a nossa luta”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário