;

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Governo anuncia cursos técnicos para atender o Porto Sul

O Colégio Estadual de Ilhéus vai ganhar diversos cursos técnico-profissionalizantes na área de apoio logístico. As obras de reforma da escola para ampliação das turmas já foram concluídas e a previsão do governo do Estado é iniciar as aulas já no segundo semestre deste ano. A idéia é preparar jovens estudantes para o mercado de trabalho que vai se abrir a partir da implantação do projeto Porto Sul na região cacaueira. A proposta inicial era de que estes cursos fossem oferecidos já pelo IFETI (Instituto Federal de Educação Tecnológica), que deverá ser implantado no sul da Bahia. Mas segundo apurou o Jornal Bahia Online, o IFETI regional passa, no momento, por grandes indefinições por conta de um erro no projeto que foi aprovado na Câmara dos Deputados, em Brasília.

É que, na prática, de nada adiantou a briga entre os deputados federais Raimundo Veloso (PMDB) e Alice Portugal (PCdoB) para definir em qual município sulbahiano irá sediar o instituto. Tanto Ilhéus (vontade de Veloso) quanto Itabuna (preferência de Alice) vão ter que esperar, na melhor das hipóteses, mais um pouco para ter a obra iniciada na região. Segundo o secretário estadual de Educação, Adeum Sauer, por um lapso, o projeto foi aprovado e encaminhado ao Senado Federal, apresentando o município de Salvador como sede das reitorias das duas unidades previstas para o estado. Um erro que pode custar caro à região já que, com os cortes previstos no orçamento federal deste ano, é possível que a obra entre na lista de espera para o ano que vem, além de ter que aguardar o encaminhamento burocrático no Congresso Nacional para oficializar a mudança de domicílio para Itabuna. A proposta do estado é de que a reitoria do sul da Bahia funcione no prédio do CNPC (Conselho Nacional dos Produtores de Cacau).

Uma fonte do Ministério da Educação garante que o governo da Bahia encaminhou em tempo hábil o Plano de Desenvolvimento Institucional para a criação da unidade no sul da Bahia. Além das quatro EMARCs (Escola Média de Agropecuária Regional da Ceplac) – situadas em Teixeira de Freitas, Itapetinga, Valença e Uruçuca -, o IFETI também agregaria as estruturas de uma escola técnica do estado instalada no município de Ipiaú. A proposta é de que o IFETI disponibilize cursos de nível médio, superiores de Tecnologia e outras licenciaturas.
BAHIA ON-LINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário