Com o advento da globalização e a expansão do capitalismo, as nações disputam de forma acirrada um espaço plauspivel no mundo da economia. Os países emergentes começam a se unirem em blocos econômicos, objetivando o fortalecimento da economia através de negociações referentes às taxas de importação e exportação, seguindo o exemplo da União Europeia, do Nafta e do próprio Mercosul.
Não há dúvida de que o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai ganharam musculatura política e econômica com a criação do MERCOSUL. A inserção da Venezuela no nesse Mercado seria uma forma de contribuir reciprocamante com o desemvolvimento destes paises e da America Latina, sugerindo aos países do Norte que o mundo subdesenvolvido está caminhando para o desenvolvimento.
O senador Tasso Jereissati(PSDB), que é um dos empresários mais ricos do Brasil, foi escolhido relator da matéria que inclui a Venezuela no Mercosul. De forma tendenciosa e irresponsável, este parlamentar, eleito democraticamento para defender os interesses do estado, votou contra o ingresso da Venezuela.
Mesmo com a maioria dos 12 senadores tendo votado a favor, sua atitude merece reflexão por parte de todos os brasileiros, pois este senador, um pupilo do neoliberalismo, sistema que escravisa e corrompe a paz mundial atua conforme emana o seu credo político. Até aí, tudo bem, mas num país democrático sempre deve prevalecer o bom senso e a visão estadista
Autor: Wesley Novais(É Política)
Nenhum comentário:
Postar um comentário