;

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Política - Deputado Federal Geraldo Simões (PT-BA) quer mais agilidade no PAC do Cacau.


O deputado federal Geraldo Simões, vice-lider do PT na Câmara Federal, vem desenvolvendo ações no sentido de agilizar a implementação do PAC do Cacau. Com este objetivo, promove articulações com representantes das principais instituições responsáveis, desde o Governador da Bahia, Jaques Wagner, com quem conversou longamente sobre a importância de acelerar a execução do plano, como dirigentes do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste e o Diretor Geral da CEPLAC, Jay Wallace.
Estas conversas culminaram com a audiência realizada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na terça–feira (11) quando o deputado foi recebido pelo Ministro em exercício, Gerardo Fontelles. “Na reunião manifestei minha preocupação com o atraso na execução do PAC DO CACAU, já que o prazo do dia 30 de junho da Medida Provisória que o normatizava se esgotou sem que os novos contratos fossem assinados”, disse Simões. Segundo ele, o Ministro enfatizou que serão tomadas providências imediatas de prorrogação dos prazos para 31 de dezembro. Está proposta deve ser aprovada em reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional, o que permitirá a assinatura imediata da renegociação dos contratos.
“É necessário alertar a todos os setores envolvidos que a prioridade imediata é partir para a ação. Quaisquer modificações adicionais sugeridas devem ser encaminhadas paralelamente, sem obstaculizar a execução do Plano”, lembrou o deputado. São mais de seis mil e quatrocentas operações de crédito de até cinqüenta mil reais, o que corresponde a 74 % dos contratos realizados, que podem ser beneficiados imediatamente. Para Geraldo Simões, “o PAC do Cacau não é e nem deve ser considerado como uma mera renegociação de dívidas. Deve ser encarado como um Plano de Desenvolvimento Regional que pode de uma vez por todas dinamizar a economia do sul da Bahia. Não podemos perder esta oportunidade histórica”.
Geraldo Simões lembra ainda que o estado do Pará desenvolve um vigoroso projeto de aumento de produtividade e expansão de área plantada, podendo a curto prazo superar a produção do estado da Bahia. “Manter a posição da Bahia como principal estado produtor de Cacau é nossa firme posição”, finalizou.
Fonte:Portal Notícias do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário