Autor: Wesley Novais
Uruçuca, terra de escritor, jornalista, poeta e trovador. Cidade pacata, rica em talentos na arte da música, dança e teatro. Filhos ilustres de Uruçuca já provaram que o sucesso é a união da competência com a oportunidade, desde Róbio de Jesus, o saudoso Binho do Pastelão a Vander Veldes, o Vander Aguiar, que brilha no Rio de Janeiro, em busca de um lugar ao sol.
Há dois anos atrás, a cidade teve o privilégio de vê um desses filhos artistas exibir o seu talento em uma novela da globo, na representação de Danilo, o popular Piriquitinha, estrelando um personagem de pouca expressão na novela "Duas Caras", porém, os conterrâneos sentiam-se parte daquele trabalho.
A juventude uruçuquense já experimentou momentos importantes quando o Grupo Jovem em Busca da Fé Cristã(J.B.F.C) realizava no Cine Uruçuca e no Clube Social, o evento denominado "O Jovem quer Saber"; A Postoral da Juventude(P.J) realizava a "Semana Jovem", ambos com o propósito de integrar os jovens, através de palestras, apresentações artísticas e mobilização social. Naquela época a comunidade não dispunha de um Centro Cultural. Tudo era no improviso. Hoje a cidade dispõe de um espaço qualificado, o Centro Cultural Água Preta, mas não tem os atores responsáveis pela vida artística e cultural. Os jovens estão cada vez mais dispersos, sem oportunidades, aqueles que não arriscam suas vidas longe de sua terra, entregam-se às drogas e às bebidas alcoólicas.
A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Cultura tem dado um show de incompetência e irresponsabilidade social. Demonstrando que não tem compromisso nem projetos em favor da juventude. Com praticamente um ano e meio de governo do Sr.Moacyr Leite, o Centro de Cultura Água Preta serve apenas para atos institucionais, enquanto o principal objetivo foi esquecido por quem deveria incentivar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário