;

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

GONGOGI: "A SAÚDE ESTÁ DOENTE"


Os Agentes Comunitários de Saúde são considerados pelo Ministério da Saúde como a porta de entrada do SUS. Estes profissionais realizam um trabalho importantíssimo para a Estratégia Saúde da Família, acompanhando gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças e todas as famílias em situação de risco. Em função do diagnóstico apresentado pelos Agentes de Saúde, o governo federal envia para os municípios a verba necessária para a prevenção de várias enfermidades.
Profissionais com a importância de tal dimensão, deveriam ao menos serem respeitados pelos gestores públicos, o que não acontece na cidade de Gongogi, no Sul da Bahia. Lá, o prefeito Altamirando de Jesus(PDT), popularmente conhecido como “Sapão”, demitiu todos os Agentes Comunitários de Saúde. Segundo informações dos ACS daquela cidade o prefeito disse que se os ACS retornarem às suas funções, ele mudaria de nome.
Pasmem! Qual será a fraude utilizada pelo Exmo. Dr. Altamirando do diabo, digo, de “Jesus” para o município de Gongogi receber as verbas do Piso da Atenção Básica(PAB), PACS, PSF, etc, se no município não existe Agentes Comunitários de Saúde? Como ficam as famílias em situação de risco, que não recebem as visitas do ACS?
Dada a tamanha irresponsabilidade do gestor desta cidade, o Ministério Público da Bahia precisa se pronunciar, não apenas devolvendo os direitos garantidos pela Constituição, mas mandando para o “xilindró” o Sr. Sapão por subtrair os direitos do cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário